terça-feira, 3 de novembro de 2015

Atendimento Diferenciado


A estrutura externa de um estabelecimento comercial, apoiado por um clima interno de organização e cortesia, permite ao cliente perceber que o local onde está é agradável para se fazer negócio. O palestrante mágico Dalmir Sant’Anna destaca duas dicas para a contínua necessidade de se encantar o cliente através de um atendimento diferenciado:

Público alvo – fique atento, pois conforme seu público alvo, a expressão “oferta” ou “promoção da semana” ao contrário de atrair, pode afastar seus clientes. Procure apresentar alternativas que diferencie sua campanha de vendas, lembrando que vantagens competitivas são difíceis de serem copiadas. Descubra quais são os fatores motivadores para o cliente comprar. Se a resposta encontrada é exclusivamente preço, apresente benefícios do produto. Se a resposta encontrada é status, posicione corretamente a sua oferta conforme perfil do seu público alvo.

Limpeza e Organização Conforme os estudos de Tom Peters inserido no livro “A Busca do Uau!” (editora Harbra, 1997, São Paulo), é fundamental estabelecer e aplicar a limpeza em todos os setores e departamentos. Em uma oficina de automóveis, por exemplo, o cliente irá pensar: “Se as pessoas desta oficina cuidam da limpeza, devem se importar um pouco mais com a organização e provavelmente cuidarão com maior zelo do meu automóvel.”

Observe que desenvolvemos no cotidiano inúmeras técnicas de comunicação no sentido de vender algo quando desejamos se candidatar a uma vaga, indicar um local a ser visitado, sugerir um projeto ou realizar uma apresentação pessoal. Desta forma, vender não é uma ação exclusiva dos profissionais de vendas, mas fundamental de todas as áreas. Neste sentido, o atendimento diferenciado precisa ser planejado, desenvolvido e executado com o objetivo de conquistar a fidelização do cliente.

Artigo de:
Dalmir Sant'anna

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